Como se manter motivado depois dos 10 Km Tribuna FM

Como se manter motivado depois dos 10 Km Tribuna FM

Muita gente para de treinar depois da prova, mas o exercício físico deve ser um hábito

Cerca de 20 mil pessoas acordaram cedo no dia 20 de maio (domingo) para participar da 33ª edição dos 10 Km Tribuna FM, uma das provas de corrida de rua mais tradicionais não só da região, mas também do País. No ano passado, os 10 Km ficaram atrás apenas da São Silvestre em número de inscritos.

Mas será que essas 20 mil pessoas continuarão praticando alguma atividade física? Seja corrida, musculação ou até aquele esporte de final de semana?

É muito comum que os participantes iniciem a preparação para a prova meses antes de ela acontecer. Quem já pratica corrida tenta melhorar seu tempo e condicionamento físico, mas todos os anos chegam novos participantes, aqueles que durante todo o ano correm, mas da academia.

Compram um bom tênis, uma roupa própria para a atividade e começam a correr no calçadão da orla da praia ou mesmo na esteira. Com uma assessoria especializada ou até mesmo por conta própria começam caminhando, depois passam a trotar, intercalar a caminhada com a corrida e, quando veem, estão correndo e buscando melhores resultados.

Mas para muitas pessoas, todo esse comprometimento e motivação anterior à prova desaparecem assim que a linha de chegada é cruzada. É muito comum quando alguém atinge um objetivo, relaxar e sentir-se “livre” daquilo que o matinha na linha. É como muitos que, depois de alcançarem o peso desejado, abandonam a alimentação correta e voltam à vida de antes.

A grande pergunta é: por que parar de fazer algo que só traz benefícios? Com todo o esforço preparatório você provavelmente emagreceu, passou a dormir melhor, a ter melhor consciência alimentar, a ter mais autoestima, mais disposição no dia a dia. Até o seu humor melhorou e, consequentemente, você ficou mais de bem com a vida e passou a se relacionar melhor com as pessoas. Então, por que não manter isso?

A boa alimentação e o exercício físico não devem ser vistos apenas como um meio de atingir determinado objetivo, mas como um fim que se explica por si só. Hoje em dia existe uma infinidade de atividades para fazer, sem dúvida você vai gostar de alguma, só não pare de procurar. O importante é se mexer e incorporar o exercício à vida, independente de qualquer prova. Mas se você não consegue manter a disciplina e a automotivação, algumas dicas podem e devem ser seguidas.

– Além de trazer muito mais segurança para qualquer prática, o educador físico é também um grande aliado para manter o propósito. Encontre aquele que irá mudar sua vida.

– Faça exercícios em dupla, seja com amigo, marido, esposa, namorado, namorada. Quando os dois se motivam fica mais fácil manter a palavra.

– Monte um plano de metas a curto, médio e longo prazos. Seja persistente.

– Mesmo quando estiver frio ou chovendo, apenas vá. Você não deixa de tomar banho ou escovar os dentes por causa de condições externas, certo?

– Consulte-se com um nutricionista, profissional cujo trabalho é fundamental para não só alcançar os objetivos, mas para criar a consciência do que é a alimentação saudável.

E, sempre que a preguiça e o cansaço baterem à porta, pense no seu humor, no seu sono, na sensação de bem-estar com seu corpo e com a vida, que todo o suor e o esforço proporcionam.

Comece a digitar e aperte Enter para buscar

Carrinho de Compras