Ativação do Glúteo Médio

Ativação do Glúteo Médio

Se você é um atleta, seja profissional ou amador, deve saber a importância da força muscular dos membros inferiores no seu desempenho durante a corrida.

Mas, sempre devemos fazer os seguintes questionamentos: você tem dado atenção aos principais músculos estabilizadores? Você tem trabalhado a ativação do glúteo médio? Ou só pensado na ativação dos músculos da coxa?

Pesquisas recentes demonstram a importância do glúteo médio como principal responsável pela estabilização e alinhamento das articulações do joelho e quadril, especialmente em corredores.

Também é considerado importante no auxílio na prevenção das principais doenças do atleta, tais como a síndrome da banda iliotibial e a condromalacia patelar. Todavia, a não ativação desta musculatura pode gerar, em casos mais extremos, uma pior postura da corrida, tendinites e inflamação da bursa (bursite).

Em uma pesquisa brasileira (Fukuda et al., 2009) avaliou a importância do fortalecimento dos músculos do quadril (músculos abdutores e rotadores do quadril) no tratamento da dor anterior do joelho. O mesmo observou que o fortalecimento da musculatura estabilizadora de quadril foi eficaz para melhorar a dor no joelho e a função da articulação.

Com isso, mais uma vez, verificamos a eficácia da fisioterapia preventiva nos corredores, pois uma avaliação biomecânica da corrida pode nos mostrar déficits em músculos específicos como o glúteo médio, evitando assim, maiores alterações e/ou lesões que podem vir a acontecer com os corredores.

Ms. Luiz Paulo Gomes Rosa Milares – Fisioterapeuta
CREFITO-3/200784-F

Comece a digitar e aperte Enter para buscar

Carrinho de Compras