Você e o seu açúcar de estimação

Você e o seu açúcar de estimação

Falta pouco para o Desafio dos “21 dias sem açúcar” começar!

E esse pode ser o ponta pé inicial para você estimular suas mudanças de hábitos!

Por vezes o vício nos torna resistente e impõe barreiras inexistentes que nos impedem de sair da zona de conforto e iniciar uma mudança. Para quebrarmos esses paradigmas, pensamos neste desafio como forma de estimular e incentivar novas atitudes, a fim de seguirmos rotinas mais saudáveis que serão levadas para o resto da vida de forma natural e prazerosa.

Está cada vez mais freqüente a dificuldade que as pessoas enfrentam para diminuir o consumo de açúcar e fontes de carboidratos de alto Índice Glicêmico (IG = velocidade que a glicose é disponibilizada na corrente sanguínea) como pães, massas e bolos na alimentação. Um passo importante é entender e aceitar que nosso paladar é extremamente adaptativo, mas ao mesmo tempo, moldado por anos pelo consumo repetido de alimentos característicos.

Lembra-se da primeira vez que consumiu uma bebida alcoólica? Pouca quantidade já foi suficiente para ficar bem alegre não é mesmo?? Com a freqüência do consumo, sua tolerância aumentou e cada vez mais você precisa de maiores quantidades para sentir aquela mesma “alegria” da primeira vez!!

Já para os amantes da comida japonesa, pense na primeira vez que experimentou aquele sushi, sashimi ou temaki?? Aposto que sentiu um gosto estranho, talvez até certo “nojo” (risos). Passados algum tempo, hoje se tornou um vício delicioso!!

Com os carboidratos de alto IG e açúcares isso ocorre de forma ainda mais acentuada pelos estímulos hormonais associados, ou seja, quanto mais você consome, maior a quantidade necessária para lhe satisfazer. Entendeu?? A coisa vira uma bola de neve.

Então, vamos virar esse jogo!!

Primeiro passo: substitua o açúcar por poucas gotas de adoçantes. No começo seu paladar vai estranhar, alguns podem apresentar irritabilidade, dores de cabeça, principalmente na primeira semana. Isso porque seus receptores de açúcares “sentem” a ausência dele e informam seu organismo que algo está faltando. Nesta hora, persista!

Esses sintomas passam rápido e você futuramente conseguirá ingerir um suco de limão e maracujá puro! Quer apostar??? Parabéns, você reeducou seu paladar! Liberte-se dessas amarras de padronizações do gosto muito acentuado de doce e salgado!
As recompensas logo virão: sono mais tranquilo e recuperador, muito mais energia para seus treinos, maior concentração no trabalho e estudos. Fisiologicamente suas células ficam menos inflamadas, menos dores e melhor recuperação.

Vamos lá! O que está faltando para sair da sua zona de conforto e arriscar? Para casos mais específicos e maiores orientações procure seu médico e nutricionista.

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