Avaliação antes de iniciar qualquer atividade física é fundamental para alcançar objetivos

Categoria:

Um dia você acorda determinado a mudar seus hábitos. Decide adotar uma alimentação mais saudável e procurar alguma atividade física que ajude a eliminar os quilinhos a mais. Faz a matrícula na academia e no primeiro dia não esquece da toalha e nem da garrafa de água. Mas será que isso basta?

Ainda não. Você esqueceu ou não deu a devida importância a um processo fundamental antes de iniciar qualquer atividade física: a avaliação da sua saúde. É conhecendo o histórico e a saúde do paciente que o educador físico montará a melhor estratégia para que o aluno atinja seu objetivo.

É por meio das avaliações que a gente consegue estabelecer alguns parâmetros. Conseguimos comparar o estado do aluno no momento que ele inicia a atividade com sua evolução ao longo dos meses. Enxergar a comprovação dessas mudanças com indicadores e gráficos motiva não só o aluno a continuar, mas também o educador físico, que terá a dimensão da efetividade do seu trabalho.

No nosso Studio, antes de qualquer treinamento, todos os alunos passam por cinco avaliações:

1) Avaliação de composição corporal: nesta avaliação a nutricionista faz o teste de circunferências e de dobras para saber qual a porcentagem de gordura e massa magra do aluno. Esses testes direcionarão o treino para perda de peso e ganho de massa muscular.

2) Avaliação Funcional do Movimento (FMS): essa avaliação tem como objetivo identificar as principais assimetrias articulares e musculares, e desenvolver exercícios corretivos durante as sessões de treino para evitar lesões.

3) Teste de esforço submáximo: teste para mensurar o grau de condicionamento cardiovascular do aluno.

4) Exame de sangue: feito em clínica particular, é por meio dele que o educador físico saberá se o aluno pode ter alguma síndrome metabólica, como diabetes, colesterol elevado, pressão arterial alta e obesidade.

5) Gerenciamento de estresse: este teste avalia se o aluno está em uma fase de estresse. Com essas informações consegue-se conduzir os treinos de forma mais eficaz.

Conhecendo os pontos fortes e fracos dos alunos, o educador físico terá muito mais condições de auxiliar seu aluno a obter o sucesso esperado.

Tags: