Busca pela saúde deve estar ligada à higiene mental

Categoria:

A prática regular de exercícios físicos mais alimentação saudável é o caminho para a busca da boa saúde, bem-estar e qualidade de vida. Mas nessa equação, um novo termo se tornou fundamental para que se chegue ao resultado esperado: a higiene mental, ramo da medicina que se preocupa com a defesa da saúde da mente.

Isso envolve a importância de pensar positivo, cuidar da autoestima, aproveitar o momento presente e alimentar-se de bons sentimentos. Com o modo de vida automático, as pessoas não se dão conta de que têm o poder de exercitar e decidir com o quê a mente será ocupada.

Por isso, nós trabalhamos com os alunos não só o treino físico. Procuramos mostrar a importância que os bons pensamentos trazem à saúde como um todo. A ideia é fazer com que o aluno tenha essa consciência em relação ao seu dia a dia, mantendo a mente limpa, mais tranquila e segura. Recebemos informações o tempo inteiro e é importante filtrar e gastar o tempo com coisas produtivas, que nos acrescentem e façam crescer. Relacionar-se com pessoas boas e que nos colocam para cima também ajuda muito a manter a saúde mental.

Ter uma leitura dos fatos por um prisma negativo e sentir-se desmotivado e sem esperança contribui para o aparecimento de doenças como depressão, transtorno de ansiedade, transtorno bipolar, entre outras. De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) referentes a 2015 e divulgados no início deste ano, a depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, esse problema atinge 11,5 milhões de pessoas, o que torna o país com a maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência em todo o continente americano, perdendo somente para os Estados Unidos.

O melhor a se fazer, não só na área da saúde, mas em todas as áreas da vida, é começar a fazer um trabalho de mentalização, foco e meditação para encontrar um pouco mais de paz e segurança. Tão importante quanto cuidar do corpo é voltar a atenção para a qualidade dos pensamentos.

Forte abraço!

Namastê

Tags: