Fisioterapia Preventiva – Trigger Points

Ola amigos, tudo bem?

Neste terceiro vídeo da série de fisioterapia preventiva com o nosso parceiro fisioterapeuta Thiago Claro falaremos um pouco mais sobre Trigger points, ou ponto gatilho como é popularmente conhecido.

Neste vídeo Thiago Claro explica como eles são formado e como podemos fazer para melhorar nosso rendimento e performance tratando com fisioterapia.

Os pontos gatilhos ou trigger points se instalam na musculatura toda a vez que existe uma sobrecarga maior do que aquele músculo esteja acostumado, ou seja, o stress que este músculo recebe através de estímulos, talvez pelo treinamento ou até mesmo posturas erradas que as pessoas adotam durante o dia, isso tudo contribui para que possamos desenvolver esses pontos.

Dependendo de como nosso sistema neural receba essa informação de dor na maioria das vezes a primeira reação de nosso corpo é fazer com que os músculos se contraiam, causando dor.

Uma das maneiras mais eficazes de se trabalhar essa desativação de pontos gatilhos ou trigger points é através de terapia manuais com a utilização de algumas ferramentas que facilitam a vida dos fisioterapeutas.

Existem acessórios que nós mesmos podemos obter para utilizar na prevenção de formação destes pontos gatilhos, como rolos de liberação miofascial, Sticks de massagem, bolas de lacross ou bolas pequenas com boa densidade afim de conseguir liberar de maneira mais pontual determinado músculo.

Os pontos gatilhos na maioria das vezes irradiam dor a algumas partes de nosso corpo que nos dá a sensação de dor local, mas que na maioria dos casos é provocada por algum outro músculo ativado por stress.

Depois de desativar o ponto de tensão devemos alongar o músculo para melhorar a capacidade de flexibilidade e extensão.

Esperamos que este vídeo os ajude a entender melhor como funcionam os pontos gatilhos ou trigger points, que possam entender também que a liberação miofascial pode funcionar como um trabalho preventivo e que nós mesmos podemos realizar desde que orientados pelo fisioterapeuta.

Inscrevam-se em nosso canal para obter informaçōes e dicas cada vez mais úteis para os seus treinos!

Bons treinos!!!